Cargas projeto são consideradas aquelas que ultrapassam o escopo padrão dos containers, por exemplo, transformadores superdimensionados, pás eólicas ou até mesmo peças e prensas industriais. O segmento de projeto é um mercado que tem muita demanda pois as indústrias então sempre se modernizando com o que é ofertado no mercado.
Para lidarmos com demandas de cargas superdimensionadas é necessário que seja feito um trabalho prévio de estudos e análises de viabilidade. São processos cruciais para que seja determinada muita variante do projeto resultando num desenvolvimento logístico mais coeso e tranquilo.
Diferente de cargas gerais que são embarcadas em sua maioria em containers padrão e não precisam sempre se uma análise de amarração, içamento e manuseio por parte do time operacional.
Como é feito o estudo de carga projeto?
A etapa de estudo de viabilidade é um processo indispensável na logística de projeto, pois muitos pontos precisam ser alinhados com os parceiros logísticos e clientes como por exemplo:
- Armador parceiro nomeado para o embarque possui todos os equipamentos necessários para o manuseio da carga além de espaço.
- Se a carga está embalada nos conformes de exportação e importação de ambas as pontas da cadeia. (origem e destino)
- Se a carga está apta para ser manuseada da forma proposta pelos parceiros.
Como é realizada o embarque de cargas superdimensionadas?
No processo de estudo de viabilidade os responsáveis pela análise na COLI-Shipping entram com várias possibilidades e analisam qual será a melhor para o momento baseando-se nas informações fornecidas pelos clientes e experiência COLI.
Os estudos realizados no desenvolvimento de projeto não se limitam aos fretes marítimos ou aéreos, quando se trata de cargas superdimensionadas muitas vezes o serviço pode ser feito de porta – a – porta, para isso, será necessário um estudo de embarque das cargas nos navios, desembarque, ajustar as cargas nos carros que a transportarão ao destino e muitas vezes estudos de estrada.
Por exemplo, o manuseio de pás eólicas não pode ser realizado sempre em todos os locais sem que seja feita uma certificação de que o trajeto não comprometerá a integridade do caminhão, da carga ou até mesmo das estradas.
Para isso, é crucial a confiabilidade na expertise de seus parceiros logísticos nomeados, pois processos como esses podem ocorrer imprevistos e requerem um conhecimento de mercado que os destaca em momentos que ações rápidas precisam ser tomadas.